Pentaho

1. Qual é o objetivo da inteligência de negócios em uma empresa?

O principal objetivo da Business Intelligence (Inteligência de Negócios) em uma empresa é ajudar os executivos corporativos, gerentes de negócios e outros trabalhadores operacionais a tomar decisões empresariais melhores e mais informadas . As empresas também usam o BI para reduzir os custos, identificar novas oportunidades de negócios e detectar processos de negócios ineficientes para a reengenharia.

2. O que é Inteligência de Negócios (BI ou Business Intelligence)?

Inteligência de Negócios (BI) refere-se às ferramentas, tecnologias, aplicações e práticas usadas para coletar, integrar, analisar e apresentar os dados brutos de uma organização, a fim de criar informações comerciais perspicazes e acionáveis. A Inteligência de Negócios como disciplina e como um processo orientado para a tecnologia é composto por várias atividades relacionadas, incluindo:
– Mineração de dados
– Processamento analítico online
– Consultando
– Relatórios

3. Quais são os benefícios do uso da Inteligência de Negócios?

Como você já está ciente de qual é o objetivo da Inteligência de Negócios em um negócio, vale a pena abordar a questão de quais são os principais benefícios. Os benefícios potenciais dos programas incluem:

– Acelerar e melhorar a tomada de decisões;
– Otimizar processos internos de negócios;
– Aumentar a eficiência operacional;
– Aumentar a receita;
– Obter vantagens competitivas sobre os rivais empresariais;
– Identificar as tendências do mercado;
– Detectar problemas de negócios que precisam ser abordados.

4. Por que se deve usar sistemas e ferramentas de inteligência de negócios?

As ferramentas de inteligência de negócios são essencialmente sistemas de suporte à decisão direcionados por dados. O BI às vezes é usado de forma intercambiável com relatórios e ferramentas de consulta e sistemas de informação executiva . Com essas ferramentas, os empresários podem começar a analisar os dados, em vez de esperar que a TI execute relatórios complexos. Este acesso à informação ajuda os usuários a fazer tomar decisões comerciais com números difíceis, ao invés de apenas utilizar percepções.

5. Como as ferramentas de software otimizam a inteligência de negócios?

Os sistemas de software de Inteligência de Negócios fornecem visões históricas, atuais e preditivas de operações, na maioria das vezes usando dados que foram coletados em um data warehouse ou um data mart e trabalhando a partir de dados operacionais. Os elementos de software suportam relatórios, análises interativas de tabelas dinâmicas e “fatia e dados”, visualização e mineração de dados estatísticos. As aplicações abordam vendas, produção, financeiro e muitas outras fontes de dados comerciais para fins que incluem gerenciamento de desempenho empresarial. As informações são muitas vezes reunidas sobre outras empresas da mesma indústria, conhecidas como benchmarking.

6. Quem deve liderar o caminho na implementação da Inteligência de Negócios?

O compartilhamento é vital para o sucesso dos projetos de BI, porque todos os envolvidos no processo devem ter pleno acesso à informação para poder mudar as formas em que eles funcionam. Os projetos de BI devem começar com os principais executivos, mas o próximo grupo de usuários deve ser vendedores. O trabalho deles é aumentar as vendas e, muitas vezes, eles são compensados ​​com a capacidade de fazê-lo, então serão mais propensos a abraçar qualquer ferramenta que os ajude a fazer exatamente isso, desde que, claro, a ferramenta seja fácil de usar e eles confiem na informação.

Com a ajuda de sistemas de BI, os funcionários modificam suas práticas de trabalho individual e em equipe, o que leva a um melhor desempenho entre as equipes de vendas. Quando os executivos de vendas vêem uma grande diferença no desempenho de uma equipe para outra, eles trabalham para levar as equipes atrasadas ao nível dos líderes.

Depois de conseguir aceitação dos vendedores, você pode usá-los para ajudar a obter do resto da sua organização no movimento de BI. Eles servirão como evangelistas, mostrando como sobre o poder das ferramentas e como o BI está melhorando suas tarefas.

7. Como devo implementar um sistema de inteligência de negócios?

Ao traçar um curso para o BI, as empresas devem primeiro analisar a forma como tomam decisões e consideram a informação que os executivos precisam para facilitar a tomada de decisões mais confiantes e mais rápidas, bem como a forma como gostariam que a informação lhes fosse apresentada (por exemplo , como um relatório, um gráfico, on-line, cópia impressa). As discussões sobre a tomada de decisões direcionarão o que as empresas de informação precisam coletar, analisar e publicar em seus sistemas de BI.

Os bons sistemas de BI precisam dar contexto. Não é suficiente que eles relatem que as vendas foram X ontem e Y há um ano atrás naquele mesmo dia. Eles precisam explicar quais fatores que influenciam o negócio causaram vendas para X um dia e Y na mesma data do ano anterior.

Como tantos projetos de tecnologia, o BI não renderá retornos se os usuários se sentem ameaçados pela tecnologia e se negando a usá-la. E quando se trata de algo como Inteligência de Negócios, que quando implementado estrategicamente, deve mudar fundamentalmente a forma como as empresas operam e como as pessoas tomam decisões, os CIOs precisam estar mais atentos aos sentimentos dos usuários.

8. Como expandir eficientemente os sistemas de inteligência de negócios?

– Certifique-se de que seus dados estejam limpos.
– Treine os usuários efetivamente.
– Implante rapidamente, depois ajuste conforme você estiver. Não gaste uma enorme quantidade de tempo em frente desenvolvendo relatórios “perfeitos” porque as necessidades irão evoluir à medida que o negócio evoluir. Entregue relatórios que fornecem o máximo de valor rapidamente, e depois altere-os.
– Faça uma abordagem integrada para construir seu data warehouse desde o início. Certifique-se de que você não está se bloqueando em uma estratégia de dados inviável mais adiante.
– Defina ROI claramente antes de começar. Descreva os benefícios específicos que você espera alcançar, então faça um controle de realidade a cada trimestre ou seis meses.
– Concentre-se em objetivos de negócios.
– Não compre software de business intelligence porque você acha que você precisa disso. Implante o BI com a ideia de que há números que você precisa encontrar, e conheça de perto onde eles podem estar.

9. Quais são os potenciais problemas de Business Intelligence?

– Resistência do usuário – As implementações podem ser perseguidas por desafios culturais.
– Dados irrelevantes e de má qualidade – Para obter informações precisas, você deve ter dados padrão. Obtenha seus dados em boas condições de funcionamento antes de extrair e atuar sobre insights.
– Ferramentas de BI – O núcleo do BI é um relatório, e não o gerenciamento de processos. Tenha cuidado para não confundir a inteligência de negócios com a análise de negócios.
– As empresas não entendem bem seus processos – Esforce-se para entender todas as atividades que compõem um processo de negócios específico antes de iniciar um projeto de BI.

10. Como escolher o melhor software de Business Intelligence?

– Analise como os executivos tomam decisões.
– Considere o que os executivos da informação precisam para facilitar decisões rápidas e precisas.
– Preste atenção à qualidade dos dados.
– Elabore métricas de desempenho mais relevantes para o negócio.
– Forneça o contexto que influencia as métricas de desempenho.
– Lembre-se, o BI é mais do que suporte de decisão. Devido às melhorias na tecnologia e à forma como os CIOs estão implementando, o BI agora tem o potencial de transformar as organizações. Os CIO que usam com sucesso BI para melhorar os processos de negócios contribuem para suas organizações de maneiras mais abrangentes do que implementando ferramentas básicas de relatórios.

11. Quais são as últimas tendências em Business Intelligence?

As seguintes são três das últimas tendências no campo Business Intelligence:
– A Integração de Dados e Conteúdo – Atualmente, as organizações estão começando a ver que dados e conteúdo não devem ser considerados aspectos separados do gerenciamento de informações, mas devem ser gerenciados em uma abordagem empresarial integrada. O gerenciamento de informações empresariais junta Business Intelligence e Enterprise Content Management.
– Inteligência de Negócios Operacional – Atualmente, as organizações estão se movendo em direção ao Business Intelligence Operacional que atualmente está sendo atendido e não é contestado pelos vendedores. Tradicionalmente, os fornecedores de Business Intelligence estão visando apenas o topo da pirâmide, mas agora há uma mudança de paradigma em direção à tomada de Inteligência de Negócios no fundo da pirâmide com foco na inteligência de negócios de autoatendimento (SSBI) .
– Inteligência de negócios incorporada e conversacional – Este não é apenas um software de BI de relatórios comuns, mas relatórios e análises integrados avançados.